Após solicitação do Sindpol, Delegado Geral se compromete a criar comissão para elaborar Lei Orgânica da PC/AL

Por Imprensa (segunda-feira, 16/07/2018)
Atualizado em 16 de julho de 2018

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol, representada pelo vice-presidente, Jânio Barbosa, pelo diretor Administrativo, Adriano Gama, e pelo vice-diretor Social, Edmilson Mororó Torres, se reuniu na sexta-feira (13), com o Delegado Geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, e com o assessor da Delegacia Geral, Ricardo Dias, para tratar da Lei Orgânica da Polícia Civil e outros assuntos de interesse da categoria.

Na reunião, o vice-presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, explicou ao Delegado Geral sobre a necessidade de atualização do Estatuto da Polícia Civil de Alagoas, tendo em vista as legislações vigentes, além da elaboração da Lei orgânica da Polícia Civil de Alagoas, que visa a reorganizar a instituição, com o objetivo de torná-la mais eficiente e com as atividades amparadas de forma legal e constitucional.

O dirigente citou o diagnóstico da atual situação dos policiais civis, como o desvio de função, as desigualdades de direitos, desequilíbrio na carreira, a investigação ineficiente e a usurpação de função.

O Delegado Geral se comprometeu em criar Comissão para a atualização do Estatuto e elaboração de um Projeto da Lei Orgânica da Polícia Civil. E solicitou que o Sindpol indicasse dois nomes para compor a referida Comissão.

Outro assunto destacado pelo vice-presidente do Sindpol foram as eleições. O sindicalista ressaltou que os policiais civis são escalados para trabalharem outras cidades, ficando prejudicada sua participação no pleito eleitoral para votação.

O Delegado Geral informou que os diretores de área vão se reunir e definir as escalas de plantão para a eleição e informar ao TRE para que os policiais possam votar na cidade onde serão escalados.

Verba de alimentação
Jânio Vieira disse que a verba de alimentação está sem atualização inflacionária há mais de três anos. Destacou que o secretário da Fazenda, George Santoro, havia se comprometido a encaminhar o processo para atualização do valor. No entanto, nada foi feito.

O vice-presidente do Sindpol solicitou que o Delegado Geral também intermediasse a questão do reajuste da verba de alimentação junto ao governo do Estado.