Alerta à saúde marca abertura da 7ª Copa de Futebol do Sindpol
Seis equipes disputaram a primeira rodada da 7ª Copa de Futebol do Sindpol

Por Imprensa (segunda-feira, 22/10/2018)
Atualizado em 22 de outubro de 2018

A abertura da 7ª Copa de Futebol do Sindpol foi marcada com o alerta do presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, quanto às mortes de policiais civis em decorrência de problemas de saúde, ocasionadas pela sobrecarga de trabalho. Neste ano, foram nove policiais civis mortos, destes cinco foram vítimas de ataque cardíaco. “O maior assassino de policiais civis é o Governo do Estado”, disse o presidente do Sindpol, informando que, no governo Renan Filho, 35 policiais da ativa já faleceram por problemas de saúde, denunciando também a jornada de trabalho acima das 40 horas semanais, e que o governo não paga horas extras.

A Copa também é uma das ações do Sindpol voltadas ao combate do estresse e pela saúde dos policiais civis. Disputaram a 7ª Copa as equipes de Aposentados-PC, Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Sindpol, Tigre, Velhos Garotos e Delegacia de Coruripe.

A equipe de DRFVC fez 5 gols e a dos Aposentados-PC 3 gols. Da equipe de DRFVC, Carlos Jefferson fez 3 gols, Roberto Tavares marcou 1 e outro foi Jeferson Pedro. Da equipe de Aposentados-PC, Asclepiades Alcides fez 1 gol, José Alírio 1 gol e Lúcio Flávio mais 1 gol.

No segundo enfrentamento, Tigre fez 2 gols contra 1 da Delegacia de Coruripe. Do Tigre, marcaram Fagner Calheiros e Anderson Rezendo. E de Coruripe, Bruno Bonanni.

Finalizando a rodada, a equipe do Sindpol fez 6 gols contra 2 gols de Velhos Garotos. Do Sindpol, Diego Lucena marcou 2 gols, Fernando Amorim fez 1, Fernando Antonio mais 1, Celso Carnaúba ampliou com 1 e Fernando José fechou com mais 1 gol. Dos Velhos Garotos, José Linésio fez 2 gols.

Os árbitros da Copa foram Jailson Floriano e Geymisson Silva, e o mesário foi Niury Santos.

Equipes niveladas

O diretor de Esporte do Sindpol, Fernando Amorim, avaliou que as equipes estão niveladas tecnicamente e bastante equilibrada. De acordo com ele, a partir da terceira rodada da Copa, as equipes favoritas se destacarão.  O sindicalista revelou que o Sindpol se preocupa com a organização do evento. “Foram contratados os árbitros da Liga de Árbitro, bombeiro civil, ambulância, para garantir o bem-estar dos policiais civis”.

Todos os sábados

O vice-diretor de Esporte do Sindpol, Fagner Calheiros, informou que todos os sábados haverá os jogos da Copa, e a final está marcada para o dia 1º de dezembro. “Quem não está participando, deve prestigiar o evento e torcer pelas equipes”, revela, destacando a importância de os atletas realizarem a avaliação física.

O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, enfatiza que o Sindpol marcou o espaço para a saúde e o lazer. “A Copa também é uma forma de aproximação da categoria, promoção de saúde até para os que vão apenas observar, pois acontece o envolvimento emocional”.

Reconhecendo a integração dos associados, o vice-diretor administrativo do Sindpol, Fernando Palmeira, destaca o momento de descontração, que se pode desfrutar com o Clube, conquistado com o suor dos policiais civis.

O Conselheiro Fiscal do Sindpol, Sidney Moreira, também afirmou que a Copa é uma oportunidade da categoria se confraternizar, rever os velhos e novos amigos.

Para o vice-diretor de Financeiro, Charles Alcântara, a Copa é uma atividade de lazer e de diversão. “A família pode vir torcer pelo time. Temos aqui piscinas, playground para as crianças”, anuncia.

Participação dos atletas

Um dos atletas mais antigos dos eventos esportivos do Sindpol, o Josué Mamede agradeceu, primeiramente a Deus por estar participando e lamentou as mortes dos companheiros. “Sem o apoio da minha família e do Sindicato não teria nada em minha vida”, disse.

Expedito Melo parabenizou a diretoria pela realização da Copa. “É importante interagir com os colegas e melhorar o condicionamento. Cada policial deve cuidar da saúde, procurar uma academia e passar por avaliação médica”, aconselha.

Autor de três gols da primeira rodada da Copa, o policial civil aposentado Jefferson Buarque enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela nova diretoria do Sindpol. “O importante do Campeonato é a integração, não quem vai ganhar. Moro do outro lado da cidade. São 63 km percorridos para estar aqui, participando desse evento, revendo os colegas”, disse, revelando que teve sorte e oportunidade para fazer os três gols.

O policial civil aposentado Valdemir Francisco, o Mir, também salientou que “aqui a gente esquece o estresse do dia a dia. Agradeço o Sindpol por proporcionar esse momento de alegria com os amigos”.

Orientação do bombeiro civil para os Jogos

O bombeiro civil Robson Salgueiro faz alguns alertas aos jogadores para participar da Copa. “Como o tempo está muito quente, e o calor piora as condições de saúde, principalmente, que a maioria dos atletas está na faixa etária de 35 a 60 anos. Muitos são hipertensos e diabéticos”.

O bombeiro sugere que os policiais venham preparados para o sol. “É importante que tomem sua medicação regularmente e realizem uma alimentação saudável e equilibrada”, avisa.