Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Vacinação contra a gripe terá início a partir do dia 23
A vacinação é para evitar novos surtos dessa doença

Por Imprensa (segunda-feira, 16/04/2018)
Atualizado em 16 de abril de 2018

 

A partir do dia 23 de abril começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio. A campanha vai até o dia 1º de junho.

A gripe é uma doença séria que mata, além de causar sintomas clássicos (febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo) também ocasiona complicações, como a pneumonia e o infarto.

Quem deve tomar?
Os grupos mais vulneráveis aos efeitos da gripe:
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Pessoas com mais de 60 anos;
Gestantes;
Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias;
Profissionais da saúde;
Professores da rede pública e particular;
População indígena;
Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;
Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;
Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter;
Pessoas privadas de liberdade;
Adolescentes internados em instituições socioeducativas.

E se eu não faço parte desses grupos?
Nesses casos, é possível tomar a vacina numa clínica particular. Ao contrário da rede pública, que distribui a versão trivalente do imunizante, esses lugares geralmente disponibilizam a tetravalente. A diferença está na presença de um quarto tipo de vírus na composição, o que eleva o nível de proteção. Além das cepas H1N1, H3N2 e do tipo B Yamagata, há também contra o tipo B Victoria.

Há contraindicações?
Geralmente, a vacina não costuma dar reações. Em casos raros, a pessoa pode experimentar uma pequena alergia na pele e no local da aplicação.
É importante destacar que o sistema imune demora alguns dias para contrapor o influenza e pode ser que a pessoa tenha entrado em contato com o vírus no ambiente nesse meio tempo. Além disso, a eficácia da vacina contra o influenza chega ao máximo em 70%. Mesmo assim, é importante porque ajuda a evitar muitas das complicações pós-gripe, como a pneumonia.

Há restrição para quem é alérgico severo ao ovo, pois a vacina é produzida através de cultura de células em ovos de galinha.

Como se prevenir contra a gripe?
Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. Procure utilizar lenços descartáveis, evite tossir nas mãos, que são veículos de transmissão, lave sempre bem as mãos com água e sabão e use papel-toalha, evite lugares fechados e com grande número de pessoas, mantenha os ambientes ventilados e não compartilhe objetos de uso pessoal.

Tomei ano passado. Preciso repetir a dose?
Sim. A taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação.

Com informações do Saúde Abril, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS