Sinpofal, OPB, Agentes Federais do Brasil e Fórum de Segurança Pública publicam nota em apoio ao Sindpol

Por Imprensa (quarta-feira, 1/11/2017)
Atualizado em 9 de novembro de 2017

O Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas – Sinpofal, a Ordem dos Policiais do Brasil, Agentes Federais do Brasil, o Fórum Estadual de Segurança Pública de Alagoas manifestam por meio de nota conjunta solidariedade ao Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e rechaçam as perseguições ocorridas no meio da Polícia Civil.

“O Governo alagoano mais uma vez quer esconder a realidade das delegacias da Polícia Civil, mascarar a insegurança pública e o caos da violência que atinge a todos cidadãos alagoanos”, diz nota.

As entidades informam que o procedimento na Corregedoria de Polícia é um ataque à liberdade sindical e à organização dos policiais, não só os civis, mas de todo Estado de Alagoas e do Brasil.

As entidades signatárias informam que apoiam as denúncias promovidas pelo sindicato da situação ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público, acrescentando que poderá comunicar o ocorrido à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Orientamos que todos os Policiais e sociedade não relutem em denunciar as arbitrariedades, os descasos do governo do Estado com a segurança pública, nas entidades de classe e signatárias, no MP, e em instâncias superiores, que se imponham como pagadores de tributos, membros da sociedade, profissionais superiores, autoridades constituídas pelo Estado nacional para garantir a segurança da população e a ordem pública, para ter a dignidade de exercer suas funções”. Veja nota abaixo:

Nota Coletiva

Nota coletiva SINPOFAL, OPB, Agentes Federais do Brasil e Fórum Estadual de Segurança Pública.

O Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas – SINPOFAL, a Ordem dos Policiais do Brasil, Agentes Federais do Brasil, o Fórum Estadual de Segurança Pública de Alagoas, vem por meio dessa nota conjunta se solidarizar e rechaçar as perseguições ocorridas no meio da Polícia Civil, sejam elas quais forem.

O Governo alagoano mais uma vez quer esconder a realidade das delegacias da Polícia Civil, mascarar a insegurança pública e o caos da violência que atinge a todos cidadãos alagoanos.

Sobre o ocorrido:

“O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, foi ouvido na Corregedoria de Polícia nesta terça-feira (31), por ter acompanhado uma equipe de reportagem para mostrar as precárias condições da Delegacia Regional de União dos Palmares, que teve novo pedido de interdição pela Defensoria Pública do Estado. Para o sindicato, o Governo de Alagoas quer esconder a realidade das delegacias alagoanas.

O delegado de União dos Palmares informou à Corregedoria que o dirigente do Sindpol abriu a carceragem da delegacia, permitindo o acesso de jornalistas sem autorização. Por conta da denúncia, Nazário está respondendo por desacato a autoridade, indisciplina, exposição de vida e exposição de fuga de preso.

Na Corregedoria de Polícia, o representante do Sindpol informou que não abriu e nem entrou na carceragem. Disse que a equipe de reportagem o acompanhou quando ele estava fazendo a inspeção da delegacia. Destacou também que uma pessoa, que não é policial civil, abriu a entrada do raio da carceragem.

Ricardo Nazário informou que está realizando inspeção nas delegacias e nos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), sendo comum que os sindicalistas adentrem nas delegacias para fiscalizar as condições estruturais dos prédios, verificar a quantidade de preso e avaliar a acomodação dos policiais civis.

A equipe da TV foi fazer cobertura em 27 de setembro, acompanhada do presidente do Sindpol mais dois dirigentes do sindicato.”

Informamos que o procedimento na Corregedoria de Polícia é um ataque à liberdade sindical e à organização dos policiais, não só Civis, mas de todo Estado de Alagoas e do Brasil.

Dessa forma, as entidades signatárias informam que apoiam denuncias promovidas pelo sindicato da situação ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público, acrescentando que poderá comunicar o ocorrido à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Orientamos que todos Policiais e sociedade não relutem em denunciar as arbitrariedades, os descasos do governo do Estado com a segurança pública, nas entidades de classe e signatárias, no MP, e em instâncias superiores, que se imponham como pagadores de tributos, membros da sociedade, profissionais superiores, autoridades constituídas pelo Estado nacional para garantir a segurança da população e a ordem pública, para ter a dignidade de exercer suas funções.

Maceió/AL, 01 de novembro de 2017

Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas – SINPOFAL,

Ordem dos Policiais do Brasil – OPB

Agentes Federais do Brasil

Fórum Estadual de Segurança Pública.