Sindpol trata de reivindicações dos policiais civis com Delegado Geral

Por Imprensa (segunda-feira, 25/09/2017)
Atualizado em 25 de setembro de 2017

A diretoria do Sindpol se reuniu na sexta-feira (22) com o Delegado Geral, Paulo Cerqueira, para tratar das demandas e reivindicações dos policiais civis.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, relatou a situação do excesso de presos nas delegacias, após o fechamento da Casa de Custódia do Jacintinho e de algumas delegacias regionais e questionou o início das obras da Casa de Custódia de Arapiraca.

O Delegado Geral informou que a reforma da Casa de Custódia de Arapiraca e do Jacintinho ainda não foi iniciada, e a Casa de Custódia de Santana do Ipanema é a única que está próxima a ser finalizada. Segundo ele, o Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas – Serveal é quem realiza as reformas e a fiscalização, mas está com as obras atrasadas.

Questionado sobre as deficiências das instalações dos Centros Integrados de Segurança Pública – CISPs, o Delegado Geral afirmou que a Secretaria de Segurança Pública é responsável pela manutenção dos prédios.

Outro assunto abordado pela diretoria do Sindpol foi o processo de reajuste da verba de alimentação, que já se encontra com quase três anos sem aumento do valor. O Delegado Geral disse que está esperando o decreto do governo. Cerqueira se comprometeu em localizar o processo e buscar da celeridade na tramitação.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira Barbosa, contestou as condições precárias de trabalho da Polícia Civil, que não recebe nenhum investimento de capacitação para desempenhar suas funções adequadamente.

Para uma atualização do trabalho dos policiais, o vice-presidente sugeriu a implantação de manual básico de investigação para os policiais civis. O Delegado Geral concordou com a proposta e prometeu criar uma comissão para a execução do projeto.

Outra questão levantada pelo vice-presidente foi a participação dos policiais civis no Conselho Superior da Polícia Civil de Alagoas (Consupoc), solicitada várias vezes pelo Sindpol.

De acordo com o diretor Jurídico do Sindpol, José Carlos Fernandes (Zé Carlos), a Constituição assegura representante  a todo Colegiado que trate dos interesses de uma categoria. “Nosso interesses estão sendo discutidos e não estamos participando”, questionou.

A reformulação do Estatuto da Polícia Civil de Alagoas de 1975 também foi outro assunto abordado pelo vice-presidente do Sindpol. De acordo com o dirigente, o policial é penalizado em assuntos que hoje em dia não tem mais fundamentos. “Em vários aspectos, deveríamos avançar, porém somos punidos”.

O presidente do Sindpol sugeriu reformular o Estatuto da Polícia Civil e construir a Lei Orgânica em conjunto com a Delegacia Geral.

Também participaram da reunião o diretor de Imprensa e Comunicação, José Edeilto Gomes dos Santos, o vice-diretor Financeiro, Charles Alcântara de Medeiros, e o vice-diretor de Planejamento, Emerson Carlos Pereira dos Santos.

DSC_0042 DSC_0048