Sindpol se reúne com presidente da OAB para tratar da questão da custódia de presos nas delegacias

Por Imprensa (quarta-feira, 27/09/2017)
Atualizado em 27 de setembro de 2017

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol, se reuniu na terça-feira (26) com o presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, Ednaldo Maiorano, com os presidentes da Comissão de Direitos Humanos, Ricardo Moraes, e da Comissão de Relações Penitenciárias, Fernando Guerra no prédio sede da Ordem, localizado em Jacarecica e teve como objetivo tratar a questão da custódia de presos nas delegacias.

O presidente do Sindpol Ricardo Nazário, solicitou ao presidente em exercício da Ordem dos Advogados o empenho para que em conjunto, encontrem soluções para a situação da custódia de presos nas delegacias e o acúmulo de atribuições dos policiais civis.

O presidente do Sindpol explicou que após o fechamento da Casa de Custódia do Jacintinho e das delegacias regionais, a situação das custódias dos presos realizada pela categoria, obteve piora significativa.

Na reunião o dirigente descreveu as situações desumanas que os presos vivem nas delegacias, sem nenhuma estrutura para o acolhimento, acúmulo de funções dos policias civis entre outros problemas enfrentados pela categoria.

Nazário relatou também que a responsabilidade da custódia de presos imposta pelo Estado, provoca consequências intimidadoras para a categoria, a exemplo dos policiais civis que respondem por fugas de presos na corregedoria da Policia Civil entre outros problemas.

O presidente da OAB ressaltou a importância da parceria e do diálogo com o Sindpol, em uma busca conjunta e contínua pela defesa de direitos da categoria, como também por toda a sociedade.

O Presidente da OAB se comprometeu em solicitar uma reunião com o Secretário de Segurança Coronel Lima Junior, com objetivo de acelerar as reformas das Casas de Custódias e também de questionar quem será a responsabilidade pela custódia dos presos.

Estavam também presente na reunião o diretor de Imprensa e Comunicação, José Edeilto Gomes dos Santos e o diretor Jurídico, José Carlos Fernandes Neto.

DSC_0083 DSC_0086 DSC_0089