Sindpol questiona Serveal sobre prazos das reformas das Casas de Custodias e das delegacias regionais

Por Imprensa (quarta-feira, 4/10/2017)
Atualizado em 4 de outubro de 2017

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu na segunda-feira (02),com o diretor-presidente do Serviço de Engenharia do Est de Alagoas – Serveal, Judson Cabral, e com o diretor Técnico, Engenheiro Érico de Lima Gusmão, para questionar os prazos das reformas da Casa de Custódia e das delegacias regionais.

Na reunião, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, descreveu a situação da segurança pública após o fechamento das regionais e da Casa de Custódia sem planejamento do Governo, que resultou na superlotação de presos nas delegacias em situação desumana, além do acúmulo de atribuições dos policiais civis com a custódia de presos.

Nazário explicou que já se reuniu com o Juiz Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, com o Delegado Geral da Policia Civil, Paulo Cerqueira, e com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas – OAB, Ednaldo Maiorano, para tentar resolver a situação.

O dirigente questionou ao presidente do Serveal como funciona o trâmite, a causa do atraso das reformas das delegacias, que, segundo o Delegado Geral, o órgão é responsável pela realização das reformas e a fiscalização”.

O diretor-presidente do Serveal esclareceu que todos os processos têm prioridade, porém, devido ao número reduzido de funcionários, muitos processos superaram os prazos estabelecidos.

Outra questão levantada pelo diretor-presidente do Serveal é a falta de definição do projeto. De acordo com ele, quem prioriza e define as diretrizes da Polícia Civil é o Delegado Geral. “Não temos uma equipe suficiente para atender com rapidez todo o Estado”.

Ele ressalta também que em alguns projetos surgem mudanças ou mudam totalmente a concepção, a exemplo da Regional de União de Palmares. “Quando isso acontece, todo o trabalho de meses de Engenheiros e Arquitetos é jogado fora”.

Sobre a Casa de Custódia do Jacintinho, o diretor técnico, engenheiro Érico de Lima Gusmão, explicou que quando estava no desenvolvimento do projeto, constatou que seria necessária a incorporação também da delegacia que fica adjacente. “Se tornou inviável o rumo da autorização. O processo ficou parado até julho, quando foi resolvido realizar o projeto, mas sem a incorporação da delegacia”.

De acordo com técnico, o projeto foi retomado e até o dia 9 de outubro estará concluído. Os próximos passos serão os projetos complementares e logo após o orçamento para começar a reforma.

CISP
Questionado sobre as falhas nas construções do Centro Integrado de Segurança Pública – CISP, o diretor-presidente justificou que a Serveal apenas fiscalizou a elaboração, e a construção foi feita por uma empresa privada.

55667f43-e121-46e2-a85d-59ea76f65339 113291b5-f09a-49d0-80b9-fbe565a83b93 a18a944f-cd8f-405b-95cb-b4776e27ef69 e06a2275-cf57-4a49-83c1-0421f2573486