Sindpol manifesta contrário a retirada de policiais das delegacias à noite ao secretário de Segurança

Por Imprensa (quarta-feira, 1/02/2017)
Atualizado em 1 de fevereiro de 2017

Os diretores do Sindpol se reuniram com o secretário de Segurança Pública, Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, na sede da Secretaria, para tratar da retirada dos policiais civis das delegacias à noite, bem como da reforma da Delegacia de Menores.

Estiveram presentes na reunião, ocorrida na terça-feira (31), o promotor de Justiça Flávio Gomes, a promotora do Controle Externo da Atividade Policial, Hilza Torres, a secretária-adjunta da Segurança Pública, Luci Mônica, o Delegado Geral da Polícia, Paulo Cerqueira, os dirigentes do Sindpol Josimar Melo, Sidney Moreira e Fernando Amorim.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou que as delegacias serão abandonadas depois das 18 horas e a população ficará desassistida, já que é comum o cidadão procurar a delegacia. Disse que não foi dado prioridade à reforma da Delegacia de Menores, ressaltando também a carência de efetivo no local. Revelou que foi informado pela promotora Hilza Torres que existe uma ação pública da Promotoria da Infância e Juventude pela recuperação da delegacia que está em fase de execução.

O secretário de Segurança alegou a violência das facções criminosas, destacando que os ataques têm como foco a segurança pública, e a delegacia não estava fora das ações de criminosos. O secretário e o Delegado Geral apresentaram como alternativa aos policiais às operações policiais, como a Asfixia. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, criticou a realização de ronda e de patrulhamento pela Polícia Civil, ressaltando que é desvio de função, o que o governo está oferecendo à categoria. Os dirigentes sindicais defenderam a realização da área fim, que é a investigação.

Ainda na reunião, o coronel Lima Junior disse que está tirando a custódia de preso dos policiais civis e que conversou com o secretário Christian Teixeira para resolver o impasse da negociação salarial. Informou também que a reforma da Delegacia de Menores será iniciada daqui a dez dias.

16462992_1208434302544317_7701783689536717195_o 16300342_1208434149210999_447553970584133112_o 16300156_1208434145877666_4097464898999937092_o 16403328_1208434142544333_7266102855413315228_o