Sindpol intensifica mobilização em Brasília pelas propostas que valorizam policiais civis

Por Imprensa (quinta-feira, 1/12/2016)
Atualizado em 1 de dezembro de 2016

O Sindpol está intensificando as ações em Brasília pelas propostas que valorizam os policiais civis. Nos dias 24 e 25 de novembro, os diretores Bartolomeu Rodrigues e Stélio Pimentel Jr participaram das reuniões e intervenção da Confederação dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). Na Capital Federal

Os dirigentes do Sindpol e da Cobrapol estão acompanhando a movimentação da PEC 273/2016 nas comissões, que trata da carreira única no âmbito das polícias Federal, Civil, Policia Militar e Bombeiro Militar. O diretor de Comunicação do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, destaca que a Diretoria Executiva da Cobrapol definiu que as entidades procurarão o apoio e compromisso de no mínimo dois deputados federais nos seus respectivos estados em favor da PEC, além da força da mobilização das entidades, como Fenagran e Fenapef, que somarão para atingir o mínimo 246 congressistas para aprovar a matéria.

Lei orgânica – Os diretores da Cobrapol definiram um esboço de uma Lei Orgânica que contempla a Polícia Civil. A proposta de minuta prevê o ingresso por carreira única. Foi deliberado na reunião que cada estado indicará um diretor para formar o grupo, o qual formatará e aperfeiçoará o texto, para que seja apresentado aos parlamentares de cada Estado. Do Sindpol-AL, foi escolhido o diretor de Planejamento, Stélio Pimentel Jr, para o grupo.

Reforma da previdência – O presidente da Cobrapol, João Gandra, disse que no momento só existe especulação sobre a proposta de reforma da Previdência, não tendo nada de concreto ainda. Foi informado que a Fenapef, Fenaprf e Sinpol-DF estão elaborando um estudo sobre a expectativa de vida do policial, que ficará pronto em fevereiro de 2017, porém, se o projeto for apresentado pelo governo federal em dezembro, será antecipada uma nota sobre o referente estudo.

Mobilização contra a PEC 241 – Foi proposto pelos representantes do Sindpol-AL e acatado pela diretoria Executiva a participação nas atividades de mobilização nacional contra a PEC 55/2016 (PEC 241/2016 na Câmara).

Congresso da Cobrapol – No dia 25 de novembro, foi realizado o Congresso Extraordinário da Cobrapol que definiu um Plano de Ação para Assuntos Parlamentares com envolvimento direto, permanente e sistemático das entidades representativas dos policiais civis em âmbito local e regional na atuação aos parlamentares federais e estaduais, servindo de base para suas ações e implementação dos projetos nacionais”.

O Congresso da Cobrapol também aprovou a confecção de uma Nota de repúdio, ao Congresso Nacional contra possíveis manobras no sentido de anistiar o crime de caixa dois.

Após o encerramento do Congresso, a diretoria se dirigiu ao Congresso Nacional, em ato da Cobrapol, contra o pacote de maldades do governo federal – PEC 55 (241). Na ocasião, os participantes estenderam faixas, oficializando o grau de insatisfação da Cobrapol, contra a proposta de desmonte dos serviços públicos e congelamento do orçamento das áreas essenciais e salariais por 20 anos.