Sindpol defende na Conseg que apuração das infrações de trânsito não seja pela Corregedoria

Por Imprensa (terça-feira, 20/03/2018)
Atualizado em 20 de março de 2018

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, participou de uma audiência nesta terça-feira (20), do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) no Tribunal de Justiça, para prestar esclarecimentos sobre o Processo Administrativo nº 1105 000086/2017, que trata de procedimento de apuração das infrações de trânsitos e avarias aos veículos da polícia.

O processo administrativo foi instaurado após o Sindpol denunciar que vários policiais civis procuraram o sindicato e informaram que estão desmotivados e constrangidos por terem sidos convocados pela Corregedoria para responder por infrações de trânsito com veículos caracterizados e descaracterizados em serviço.

O presidente do Sindpol informou ao Conselheiro Relator do Conseg, Coronel Elias Silva de Oliveira, que a Corregedoria impõe o pagamento da multa e assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou o policial será punido. Ricardo Nazário solicitou que fosse adotado um novo procedimento de apuração sem envolver a Corregedoria de Polícia, devendo tal procedimento ser instaurado e apurado pelo Setor de Transporte da Delegacia Geral, o qual deverá apurar todos os procedimentos que envolvam ocorrências de trânsito e avarias em geral aos veículos.

Ricardo Nazário informa que o Sindpol irá apresentar uma proposta para o Conseg fazer recomendação à Delegacia Geral, evitando, dessa forma, que seja aberto procedimento na Corregedoria contra o policial civil.

Do Sindpol, também participaram da audiência o diretor de Comunicação, Edeilto Gomes e o Delegado Sindical Josualdo Oliveira.