Sindpol consegue a retirada de 11 presos da delegacia de Igreja Nova

Por Imprensa (quarta-feira, 18/10/2017)
Atualizado em 18 de outubro de 2017

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) constatou a superlotação de presos na Delegacia de Igreja Nova com 22 presos, incluindo um menor sem condição de permanência no local, contrariando a recomendação da Promotoria de Justiça de Igreja Nova, de que a delegacia não recebesse nenhum preso até que a capacidade máxima de carceragem de nove detentos fosse respeitada. Com a intervenção do Sindpol, 11 presos serão transferidos do local.

O Sindicato constatou que não há viatura da Polícia Civil, o que torna o local mais perigoso. “Sem a viatura, o policial não poderá fazer um socorro de preso, atender a população ou as demandas na delegacia. Faltam sensibilidade e responsabilidade do Governo do Estado”, desabafa o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.

Na delegacia, os dirigente do Sindpol também encontraram um rato morto na cozinha da delegacia, além das precárias condições estruturais, como entulhos, materiais de apreensão, como carros e motos, que tornam o ambiente de trabalho insalubre.

O sindicalista informa que devido ao baixo efetivo da Polícia Civil, foi constatado que o policial recebe o apoio de um guarda municipal 24 horas.

Ricardo Nazário informa que vários policiais denunciaram a situação ao Sindpol na semana passada. “O Sindicato interveio com o diretor da Área da Polícia para amenizar a situação, solicitando a retirada dos presos e o aumento do efetivo na delegacia. Obtivemos a resposta da possibilidade de retirada de três presos, mas que não foi efetivada porque a equipe da delegacia não conseguiu remanejá-los”.

Com relação à lotação de mais policiais civis, a diretoria da Área da Polícia informou que a escala de plantão do adicional noturno consta que nunca um policial fica sozinho na delegacia.

Ainda em Igreja Nova, o presidente do Sindpol recebeu uma ligação do diretor da Área de Polícia, informando que conseguiu a disponibilidade de mais oito vagas no sistema prisional, o que totaliza a retirada de onze presos.

O Promotor de Justiça de Igreja Nova havia realizado uma inspeção há 20 dias, e deixou um documento, recomendando a retirada de presos devido à impossibilidade de a delegacia manter o excesso de preso, considerando a precária situação que aumenta a possibilidade de rebeliões, fugas e até mortes.

Do Sindpol, estiveram em Igreja Nova, além do presidente, Ricardo Nazário, a 2ª vice-presidente, Arlete Bezerra, o diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, e o Conselheiro de Ética Etélio Charles Malta de Pontes.

igreja1igreja2 igreja3 igreja4 igreja5