Sindpol conquista o aumento do número de implantação das progressões para 100 mensais

Por Imprensa (segunda-feira, 19/02/2018)
Atualizado em 20 de fevereiro de 2018

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol conquistou o aumento do número de implantação das progressões funcionais da categoria para 100 mensais durante a reunião com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Fabrício Marques, que foi intermediada pelo líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros.

Na reunião, realizada nesta segunda-feira (19), o deputado Ronaldo Medeiros explicou que foi feito um acordo entre o Sindpol e o secretário de Planejamento, em mesa de negociação, que seria sanado o acúmulo de cotas de progressões.

Segundo Fabrício Marques, existe um acordo com o governador de limite de despesa com teto mensal. “Começamos implantando 40 progressões e passamos para 60 dentro desse acordo. Porém, se acumular muitas progressões, o acordo poderá ser reavaliado, podendo chegar até 80 por mês”, disse.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, recordou que o secretário teria se comprometido em reunião, que se mais de 100 progressões se acumulassem, todas seriam implantadas. “Na negociação do piso salarial, um dos argumentos do Estado de não melhorar o reajuste foi de que havia 800 policiais para progredirem, e a folha de pagamento iria aumentar. Agora chega o momento de os policiais progredirem, o governo impede o direito”, reclamou.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira Barbosa, também lembrou do compromisso que o secretário assumiu com a categoria na negociação do aumento do piso. “Em uma reunião de mais de cinco horas, o senhor garantiu que à medida que os processos de progressão funcional fossem chegando, seriam implantados. Outro compromisso foi que, no final do ano, com a sobra dos recursos, o governo iria pagar o máximo possível das progressões, ultrapassando a cota de R$ 400 mil, o que não aconteceu, mesmo o Estado tendo sobra de recurso, conforme dados do Portal da Transparência”, revelou.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, fez uma contraproposta, de 100 implantações de progressões mensais, que foi acatada pelo secretário a partir do mês março.

Abono permanência
Outro questionamento foi a cota mensal de R$ 300 mil do abono permanência para todo o Estado. De acordo com Secretário de Planejamento, não há condições de aumentar o valor, pois existe um fluxo cronológico para todos os servidores estaduais.

A diretoria do Sindpol se reunirá para discutir quais as ações que serão tomadas para resolver o questionamento.

Estavam presente da reunião, além do presidente do Sindpol Ricardo Nazário, o vice-presidente, Jânio Vieira Barbosa e os diretores Williams Ramos dos Santos, José Edeilto Gomes dos Santos, Fernando Amorim Costa, Adriano da Silva Gama, Carlos Jorge da Rocha, Sidney Moreira Ribeiro e o Etélio Charles Malta de Pontes.