Sindpol-AL e entidades policiais forçam a negociação do Governo com os policiais do RN

Por Imprensa (sexta-feira, 12/01/2018)
Atualizado em 12 de janeiro de 2018

Os diretores do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL) prestaram apoio aos policiais civis e militares do Rio Grande do Norte, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, juntamente com várias entidades de policiais de todo o país, em Natal, que juntos forçaram o avanço da negociação com o Governo pela regularização salarial.

Os policiais do Rio Grande do Norte estavam mobilizados desde o dia 19 de dezembro na luta pelo pagamento dos salários atrasados, do décimo terceiro salário e por condições dignas de trabalho. Na mobilização nacional em apoio aos policiais, estiveram presentes os representantes da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), do Sindpol-AL, do Sinpol-PE, do Sinpol-DF, do Sinpol-CE, da Aspol-PB, do SSPC-PB, Sindpol-PA, Feipol Centro-Oeste e Norte, Feipol-Nordeste, Feipol-Sudeste, Feipol-Sul, do Sinpol-San (SP), Sinpol-Campinas, do Sinclapol, além de representantes da Federação Nacional dos policiais federais (Fenapef) e da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (Fenaprf).

Os policiais civis do Rio Grande Norte e os representantes das entidades policiais, como o Sindpol-AL, participaram de uma Audiência Pública na terça-feira (09), na Câmara Municipal de Natal com a presença de senador, vereadores, Ministério Público e representantes da Segurança Pública, visando a discutir as condições de trabalho da Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros do Rio Grande do Norte, bem como o descaso com a segurança pública e os servidores do Estado. No mesmo dia, o Governo convidou os representantes da categoria dos policiais para discutir a pauta de reivindicação. A reunião se estendeu até às 21 horas. O Governo do Estado garantiu pagar o salário de dezembro dos policiais até o dia 12 de abril e definiu linha de crédito para pagar o 13º salario, além de dar prioridade de pagamento nos meses seguintes aos policiais.

Como o governo pagou o salário de novembro na segunda-feira (08), e no dia seguinte se comprometeu a pagar o salário de dezembro nesta sexta-feira (12), os policiais civis decidiram em assembleia retornar as atividades, como sinal de boa fé, mas caso o governo não cumpra o acordado, a categoria retornará à mobilização no dia 15 deste mês.

Apoio do Sindpol-AL

Os dirigentes do Sindpol Jânio Vieira Barbosa, Adriano Gama e Vicente Higino e Carlos Bispo realizaram a doação de cestas básicas para os policiais civis do Rio Grande do Norte que estavam passando necessidade com os salários atrasados há dois meses, além do décimo terceiro salário.

O vice-presidente do Sindpol-AL, Jânio Vieira, destaca a importante da união e da presença dos representantes dos policiais civis de todo o Brasil, dos representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal que juntos forçaram o governo a sentar com os representantes da categoria para negociar. “O Sindpol-AL se compromete a lutar sempre pela sua categoria e dar apoio aos profissionais da segurança pública do país, combatendo as injustiças”, revela o vice-presidente.