Policiais reivindicam aprovação da PEC 300/446 em protesto

Por Imprensa (sexta-feira, 28/06/2013)
Atualizado em 28 de junho de 2013

Os policiais civis e militares se juntaram à população para protestar. Uma passeata, no Centro de Maceió, reuniu milhares de pessoas, na tarde da quinta-feira (27).

Os manifestantes expuseram a pauta geral, como o resgate dos serviços essenciais (Saúde, Segurança, Transporte e Educação), o passe livre, o reajuste salarial, as reformas agrária e urbana, a suspensão dos leilões dos petróleos, a auditoria da dívida pública. Além de apoiar as manifestações, o Sindpol reivindicou a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 446/2009, a qual foi apensada à PEC 300/2008, por meio de uma emenda aglutinativa global, seja aprovada pelo Congresso. A PEC 300/2008 trata da implantação do Piso Nacional dos Policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros.

Com o cartaz cobrando o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), o presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou a importância dos protestos e da participação dos trabalhadores e dos estudantes com pauta de definida. “É um momento importante para a classe trabalhadora que tem como bandeiras o Passe Livre, a redução das tarifas das passagens,  educação pública e de qualidade, mais segurança pública, saúde pública. A pauta une os trabalhadores e os estudantes”, revela.

O presidente do Sindpol informa que a Central Única dos Trabalhadores e demais centrais sindicais organizam uma greve geral no dia 11 de julho.

Policiais armados

Procurando impedir a participação popular, alguém mal intencionado disseminou nas redes sociais que policiais armados estariam no protesto. Preocupada, a procuradora da República Renata Bonfim entrou em contato com o presidente do Sindpol, Josimar Melo, que esclareceu que a categoria sempre participou das manifestações públicas de forma ordeira e pacífica sem o uso de armas.