Policiais civis estão submetidos à situação caótica no 8º DP

Por Imprensa (quarta-feira, 2/08/2017)
Atualizado em 2 de agosto de 2017

Sindpol não aceita retorno de presos nas delegacias da Capital

A direção do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) denuncia as precárias condições de trabalho, de insalubridade e de superlotação de presos no 8º Distrito Policial, no Benedito Bentes.  O Sindpol informa que não aceita que as delegacias da Capital voltem a receber presos novamente.

No 8º DP, onze presos estão em uma carceragem quente, que não possui energia elétrica e água há mais de uma semana. Os dejetos dos presos estão sendo colocados nas embalagens de quentinhas e jogados no recinto da carceragem. Por conta disso, o mal cheiro é intenso na distrital. Os policiais civis estão deixando de atender a população para trabalhar na custódia de preso.

O problema se agrava com a desativação da Casa de Custódia no bairro do Jacintinho. O vice-Diretor Jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que falta planejamento do Governo do Estado quanto à atuação da Polícia Civil. A Central de Flagrantes e o Complexo de Delegacias Especializadas (Code) já estão com excesso de preso.

Ricardo Nazário informa que a situação é caótica para os policiais, e os presos nem deveriam estar na distrital.

Os policiais da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) também estão tendo que trabalhar na distrital. “Isso prejudica a assistência da polícia à sociedade”, revela, informando que os policiais civis estão sem cumprir mandados de prisão e prestar serviço de Boletins de Ocorrência (BO).

A população, que mora próximo à distrital, manifestou medo de fuga ou resgate de presos, por conta da localidade que falta iluminação do local e possui baixo movimento de pessoas.

O Sindpol está solicitando medidas cabíveis ao setor de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e do Ministério Pública.

A diretoria do Sindpol também quer saber do Delegado Geral qual é a logística ou o planejamento sobre a transferência desses presos ao sistema prisional, bem como para evitar que as delegacias de Maceió voltem a receber presos.
fot2 fot6 fot10fot9