Formatura dos novos policiais civis é mais uma conquista do Sindpol

Por Imprensa (sábado, 27/01/2018)
Atualizado em 30 de janeiro de 2018

A formatura dos novos policiais civis é mais um dia de concretização da luta do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) na quinta-feira (26). Outra conquista efetivada nesse dia é a entrega dos kits individuais aos policiais civis (arma, colete e munições). Ambas as conquistas fazem parte da pauta de reivindicações dos policiais civis.

Muito antes de qualquer governo ou de qualquer padrinho, o Sindpol já intensificava a luta pela nomeação da reserva técnica da Polícia Civil. Na assembleia geral do Sindpol, em 1º de fevereiro de 2016, a categoria aprovou como um dos itens da pauta de reivindicações a convocação da reserva técnica do concurso do último concurso da Polícia Civil – 2012. Para realização da conquista, o Sindpol, juntamente com os novos policiais, empenhou-se e buscou sensibilizar o Governo do Estado, os secretários, o próprio governador, o Legislativo, quanto à importância da nomeação desses novos policiais civis na Polícia Civil.

“Os próprios formandos são os grandes lutadores. Eles já entram na polícia com espírito de luta, que é essencial para as futuras conquistas da categoria”, parabeniza o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário.

O sindicalista também destaca o empenho da delegada-geral adjunta Katia Emanuelle, do deputado estadual Ronaldo Medeiros, dos instrutores, que realizaram cursos sem cobrar nada, de todo o corpo funcional da Academia de Polícia (Apocal) e do diretor da Academia, delegado Antônio Carlos Lessa, pela realização do curso de formação.

Kit

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informa que desde a primeira gestão do atual Delegado Geral, que o Sindicato cobra a distribuição do kit com pistola, colete e munições para proteger o policial e combater a criminalidade. “Denunciamos a falta de colete balístico ao Ministério Público do Trabalho, e o Governo do Estado teve que conceder o equipamento de proteção a todos os policias civis”, revela.

Sindicalização e conquistas

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta a importância da sindicalização aos novos policiais civis para avançar nas conquistas. O sindicalista revela que no concurso de 2012, o piso salarial era de R$ 2.071,00, mas graça à mobilização e à atuação do Sindpol, os novos policiais civis já conquistaram novo piso salarial de R$ 3.800,00 em dezembro deste ano, ou seja, quase o dobro do valor, além do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), Lei 7.602, de 3 de abril de 2014, que abre perspectiva e crescimento na carreira. Com 120 horas de cursos de capacitação, o novo policial progredirá para o Nível I e terá 15% de reajuste salarial. Outra conquista é a verba de alimentação.

O dirigente também informa que o Sindpol realizará uma assembleia geral na segunda-feira (29), no auditório do Sindicato dos Urbanitários, às 13 horas, para a categoria deliberar a proposta do Governo sobre a revisão do PCCS da Parte Permanente. Com a revisão, os novos policiais civis poderão progredir de forma mais rápida.

Ricardo Nazário também destaca que os novos policiais civis podem contar com o Sindpol, e reafirma que o policial civil nunca estará sozinho em sua gestão.

Atendendo ao pedido dos novos policiais, o Sindpol patrocinou o Coffee Break da formatura.

Além do presidente do Sindpol, também prestigiaram a formatura os dirigentes Jânio Vieira, Arlete Bezerra, Stélio Pimentel Jr, Etélio Charles Malta, Charles Alcântara, Edeilto Gomes, Bartolomeu Rodrigues, Marcial Fortes, Jesualdo Oliveira e Fagner Ângelo.