Entrega de coletes balísticos resulta da luta do Sindpol com policiais civis

Por Imprensa (quarta-feira, 25/01/2017)
Atualizado em 25 de janeiro de 2017

O Sindpol vem batalhando por condições dignas de trabalho para os policiais civis. A maioria dos coletes balísticos estava com validade vencida no ano passado, e os policiais desprotegidos.

A diretoria do sindicato realizou atividades de mobilizações pela aquisição de novos coletes e denunciou o descaso do Governo do Estado à Procuradoria Regional do Trabalho. O Procurador do Trabalho Rafael Gazzaéo Júnior concedeu um prazo para que a Secretaria de Segurança Pública entregasse os novos coletes balísticos aos policiais.

O Sindpol também realizou ato público simbólico para jogar ‘no lixo’ os coletes balísticos vencidos em frente à sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em 19 de setembro. Na manifestação, o Sindpol alugou um contêiner para a realização do protesto simbólico contra as condições precárias de trabalho imposta à categoria.

O Sindicato também havia solicitada a substituição do equipamento de proteção individual à Delegacia Geral por várias ocasiões. Em novembro, a Polícia Civil recebeu 500 coletes balísticos. Em dezembro, a instituição policial adquiriu mais um lote contendo 895 novos coletes balísticos, completando um total de 1.395 que, segundo a Delegacia Geral, por meio dos recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública – Funesp. Mais de 600 coletes, que estão sendo doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), deverão chegar em fevereiro. Com isso, cada policial civil terá um colete individual.

O vice-diretor Jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que faz parte do item da pauta de reivindicações dos policiais civis o kit completo: pistola, colete balístico, algemas e outros equipamentos de proteção individual. “Essa é uma luta que o Sindpol vem travando diariamente, que é dar condições de trabalho ao policial na sua área fim. O Sindpol cobra do Estado a implementação dessa reivindicação da categoria que é tão essencial para a função policial”, revela.

prt coletesbalistico