Delegacias de Defesa da Mulher ficam fechadas nos finais de semana

Por Imprensa (segunda-feira, 8/03/2010)
Atualizado em 8 de março de 2010

Alagoanas estão mais desprotegidas

No Dia Internacional das Mulheres, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) alerta que as mulheres de Alagoas estão muito mais desprotegidas por conta da atual política de segurança pública em Alagoas.

O vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo, informa que as duas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), em Maceió, estão inseridas na portaria 242/10, que determina horário de expediente das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas de segunda a sexta-feira. E, nos finais de semana, as DDMs também não funcionam.

“No horário das 18 às 8 horas,  a violência tende a aumentar 60%, quando nesse período de tempo, as delegacias estão fechadas. A Delegacia da Mulher atende, diariamente, uma média de 30 pessoas, e não é cabível que as alagoanas fiquem desprotegidas, principalmente, na madrugada e nos finais de semana. Nós lutamos para que todas as delegacias funcionem 24 horas”, desta Melo.

O Sindpol realizará ato público em frente à Delegacia Geral, em Jacarecica, na próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 8 horas, para cobrar a revogação da portaria 242/10 que determinou o expediente comercial nas delegacias de Maceió.

No protesto, os policiais civis voltarão a cobrar a não contratação de estagiário para a Polícia Civil, que para o sindicato significa o retorno de pessoas estranhas ao quadro da instituição policial, taxados de `chumbetas’. O Sindpol alega que o Código de Processo Penal proíbe que terceiros tenham acesso aos inquéritos policiais, além de existir orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública contrária a norma da Delegacia Geral, “pois essas pessoas terão poder de informações privilegiadas”, explica o vice-presidente do Sindpol.